O Cavaco

História do Cavaco
Afinando o Cavaquinho
Limpeza
Partes do Cavaco

AFINANDO O CAVACO

Cavaquinho CSR111As cordas do cavaquinho são contadas de baixo para cima e afinadas em Ré-Si-Sol-Ré, que é chamada de afinação tradicional, ou em Mi-Si-Sol-Ré, na afinação tradicional, igual a do violão, perdendo apenas as notas Lá e Mi. Leva-se em conta que as cordas estão classificadas de baixo para cima, ou seja, a corda mais fina é a 1ª corda e a mais grossa é a 4ª corda.Iniciando, então, o processo de afinação, vamos tomar por ponto de partida a 4a. corda (Ré).

1- Compara-se o som desta corda com a nota ré de mesma altura emitida por um outro instrumento já afinado ou por um diapasão, que é um pequeno aparelho (de sopro ou eletrônico), cuja, finalidade é servir de base para afinação de instrumentos musicais.

2 - Uma vez afinada, a 4a. corda (Ré), digitada na 5a. casa, emitirá o som da nota Sol, que é o mesmo que queremos ouvir na 3a. corda solta (Sol). Basta compararmos o som emitido pelas duas cordas e afinarmos, a partir da 4a. corda, a 3a. corda.

3- Aperte-se a 3a. corda (Sol) na 4a. casa (Si), o que nos permite ouvir o som da nota si, com que queremos ouvir emitido pela 2a. corda solta (si). Comparamos os sons das duas cordas afinando, a partir da 3a. corda, a 2a. corda.

4 - Aperte-se a 2a. corda (Si) na 3a. casa, o que nos permite ouvir o som da nota ré, som que queremos ouvir emitido pela 1a. corda solta (Ré). Comparamos os sons das duas cordas afinando-se, assim, a 1a. corda a partir do som emitido pela 2a. corda (digitada na 3a. casa).

É importante utilizar o recurso do DIAPASÃO para afinar um instrumento, já que ele possibilita afinar seu instrumento na altura so som próprio. Dois são os tipos de diapasão: o eletrônico e o de sopro. O diapasão eletrônico é um aparelho com muita precisão. Você toca a corda no cavaco, ele capta aquele som da corda e indica nota a nota que o instrumento emitiu. A partir daí, você deve apertar ou afrouxar a corda, através do girar da tarrachas, fazendo com que a mesma atinja a nota com a qual deve ser afinada. Alguns modelos possuem a escala cromática (modelo mais completo). Já o diapasão de sopro se destingue do anterior na medida que ao ao bater na corda do instrumento é seu ouvido que vai comparar nota da corda com nota do diapasão. Se tiver igual é porque a corda está afinada, caso contrário rode as tarrachas até atingir a nota certa.

Modelo CSR111BDigamos que seu diapasão contenha apenas uma nota. Esta nota é Re proporcional a quarta corda (Médio).Para isso, afina-se a quarta corda na mesma altura do diapasão.Aperta-se o quinto traste da quarta corda e terá a nota sol que é exatamentea nota da terceira corda.O som do 5° traste da 4ª corda deve ser igual ao som da 3ª corda solta.Estando a terceira corda afinada (SOL), aperta-se o quarto traste da terceira corda, terá agora a produção da nota si. Esta nota equivale a segunda corda solta, afina-se a 2ª corda comparando ossons emitidos entre o quarto traste da 3ª corda e a segunda corda solta.Para afinar a primeira corda, aperta-se o terceiro traste da segunda corda e ouça o som produzido.Desta vez a nota é ré, aperte ou afroxe a 1ª corda solta até o som ser igual ao som produzido com a segunda corda presa no terceiro traste. Ou seja:

*5° Trraste da 4ª corda é igual a 3ª corda solta (SOL)
*4° Traste da 3ª corda é igual a 2ª corda solta (SI)
*3° Traste da 2ª corda é igual a 1ª corda solta (Re)

Vale lembrar que no início é bastante natural apresentar dificuldades no uso do diapasão de sopro, pois o principiante não tem ainda um ouvido apurado, inteiramente familiarizado com a altura das notas. Com uma sequência prática, a afinação, que antes era um problema, vai se tornando cada vez mais fácil.

(Voltar para Dicas!)